Para as prefeituras que fizeram a lição de casa e responderam aos questionários do sistema Realidade Municipal, ficou mais fácil visualizar a situação da contas dos programas federais e estaduais assumidos pelos municípios. Ao final do preenchimento dos formulários, basta um comando para obter uma síntese visual fácil de consultar, com gráficos com gastos detalhados em camada, por tipo de origem, e uma interpretação que situa se as contas estão sob controle, ou as condições são nubladas, ou – pior ainda – tempestuosas. A ferramenta é disponibilizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para ajudar os gestores municipais a acompanharem o custo dos programas federais e estaduais assumidos pelas prefeituras. Como exemplo, confira um trecho do relatório de um dos municípios que preencheram os dados no sistema:

As mudanças, implantadas em janeiro de 2017, na transição dos mandatos, alteram a forma de preencher os formulários, assim como a geração de relatórios. Facilitam a inclusão dados e aprimoram a apresentação dos resultados, com o contraste elucidativo entre os valores recebidos e gastos para manter os programas assumidos pelos municípios.
Um dos novos recursos oferecidos é o compartilhamento dos questionários. O gestor pode compartilhar partes dos questionários para serem preenchidas pela equipe, sem que se sobrecarregue um usuário. A nova versão é mais intuitiva. Além disso, o salvamento dos dados é automático, de forma que o usuário pode interromper o trabalho sem o risco de perder o trabalho feito até aquele momento.
Pode ser cadastrado um usuário por município, e esse usuário, uma vez cadastrado, pode compartilhar os questionários com outros e-mails da equipe da prefeitura. Para solicitar o cadastramento, basta entrar neste link no portal Realidade Municipal e aguardar por email o login e senha. Se você tiver mais dúvidas, pode tirá-las neste email.