Equipes ajudam prefeituras a levantar custos de programas em Monteiro Lobato e Itacaré

Divididas por duas regiões e distantes 1.629 quilômetros, Itacaré, na Bahia, e Monteiro Lobato, em São Paulo, são alvo nesta semana, desde 22 de outubro, de imersões simultâneas do Projeto Realidade Municipal. Com as duas cidades, já são quatro a receberem enviados especiais da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que aprofundam o projeto. O objetivo é avançar na apuração do custo efetivo dos programas e das ações conveniadas com as outras esferas, estadual e federal, e das ações que os municípios executam mas não são de sua competência. No total, as imersões vão ocorrer em sete cidades, contemplando todas as regiões (antes do Nordeste e do Sudeste, já haviam sido visitados o Centro-Oeste e o Sul).

Em Itacaré/BA, Ramon Miguel (RH), Ricardo Torres (Saúde) e Patrícia Brandão (Assistência Social) conversam com Eduardo Stranz, enviado pelo projeto Realidade Municipal (Foto: Divulgação)

Nas visitas a Itacaré, Município com quase 30 mil habitantes no litoral baiano, e a Monteiro Lobato, com cerca de 5 mil habitantes no Vale do Paraíba, ao lado de Campo de Jordão (SP), os técnicos da CNM conversam com as equipes das prefeituras para tentar mensurar o peso dos gastos com programas na gestão municipal.
Em Itacaré, administrada pelo prefeito Antonio de Anizio, os enviados Alessandra Santos e Eduardo Stranz foram prontamente atendidos por gestores ou técnicos de diferentes áreas da prefeitura de Itacaré, como Adijan Oliveira (controlador), Eronildo dos Santos (assessor de planejamento e execução orçamentária), Joselita Santana (Educação), Patrícia Brandão (Assistência Social), Ramom Miguel (RH) e Ricardo Torres (Saúde).

Com a mesma hospitalidade, em Monteiro Lobato, os enviados pelo projeto Realidade Municipal Hilton Silva e Karine Paiva foram atendidos pelo vice-prefeito Vicente de Paula Prisco da Cunha e pelo chefe de gabinete, que em nome da prefeita Daniela de Cássia Santos Brito deixaram bem claros que a prefeitura está empenhada em ajudar no projeto.
Antes, as equipes do projeto Realidade Municipal já haviam sido recebidas em Sinop, em Mato Grosso, na segunda semana de outubro, e Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, na semana anterior.
Saiba mais sobre o Realidade Municipal
Ferramenta útil para avaliar o custo dos programas assumidos pelas prefeituras, o sistema Realidade Municipal entrou em uma nova etapa em 1º de outubro de 2018. É a fase 3 do projeto criado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em 2012, que agora vai contar com uma imersão em sete cidades espalhadas pelo país, contemplando todas as regiões. O objetivo é avançar na apuração do custo efetivo dos programas e das ações conveniadas com as outras esferas, estadual e federal, e das ações que os municípios executam mas não são de sua competência.
Em paralelo à imersão em municípios, o sistema continua disponível para todas as prefeituras do Brasil. Para as que ainda não se cadastraram, basta solicitar senha neste link e preencher os formulários dos programas reunidos no sistema. Quanto mais completo e preciso o preenchimento, mais útil será o relatório automatizado fornecido para a prefeitura, que a partir desse retrato do custo dos programas terá uma informação mais qualificada para orientar a gestão.